domingo, 13 de junho de 2010

Análise dos Grupos

Observando como estão distrubuídas as seleções em suas respectivas chaves, faço questão aqui  de colocar meus favoritos à fase eliminatória. Aí vão meus palpites:

  • Grupo A (África do Sul, México, Uruguai e França): Grupo mais equilibrado deste mundial. Ainda assim, acredito que pelo futebol que vem sendo apresentado, coloco o México como favorito; e o Uruguai, embora a África do Sul possa chegar pelo fato de ser a anfitriã e ter o apoio da sua torcida. Com relação à França, o mal desempenho demonstrado nas eliminatórias e a forma como essa se classificou para a Copa faz com que eu desacredite na classificação desta no grupo;
  • Grupo B (Argentina, Nigéria, Coréia do Sul e Grécia): Grupo fácil este, em que Los Hermanos caíram, acredito na classificação da Argentina e da Coréia do Sul, embora acredite que o primeiro lugar da chave ficará com a seleção Sul-corena;
  • Grupo C (Inglaterra, Estados Unidos, Argélia e Eslovênia): Situação muito fácil para os ingleses e estadunidenses (estes melhoraram muito seu futebol nos últimos anos), e para mim, são favoritos a primeiro e segundo lugar no grupo, respectivamente;
  • Grupo D (Alemanha, Austrália, Sérvia e Gana): Alemanha e Gana são favoritíssimas à classificação, sendo que os germânicos devem se classificar em primeiro lugar e os africanos devem ficar em segundo lugar na chave. Atenção a esta Alemanha, que renovada com jogadores mais habilidosos que na última copa e com a disciplina tática típica dos alemães, torna-se candidatíssimas ao título;
  • Grupo E (Holanda, Dinamarca, Japão e Camarões): Grupo muito equilibrado também, com a Holanda como grande favorita não só ao primeiro lugar, mas também ao título pelos jogadores que tem, como Snejder, Robben e Van Persen. Já o segundo lugar do grupo fica em aberto, tendo a Dinamarca ligeiro favoritismo devido à sua ótima campanha nas eliminatórias pela copa. Vale lembrar que esta seleção se classificou nas eliminatórias em primeiro lugar, desbancando a favorita daquele grupo, Portugal;
  • Grupo F (Itália, Paraguai, Nova Zelândia e Eslováquia): Neste grupo, Itália e Paraguai surgem favoritos à próxima fase, porém com o futebol que tem sido apresentado pelo Paraguai pelas eliminatórias Sul-americanas e pelo fraco desempenho dos italianos nos últimos jogos, acredito no Paraguai como líder da chave;
  • Grupo G (Brasil, Coréia do Norte, Costa do Marfim e Portugal): Brasil e Portual entram como favoritos neste grupo, porém devem ficar atentos à seleção da Costa do Marfim, que pode surpreender, principalmente se puder contar com o artilheiro Didier Drogba desde o primeiro jogo. Em relação à seleção brasileira, apesar das críticas feitas por parte da imprensa e dos torcedores, entra como favorita ao título, pois, diferente da seleção que jogou a última copa, vontade não irá faltar aos comandados de Dunga e, para mim, tem pelo menos 70% de ser campeã;
  • Grupo H (Espanha, Suíça, Honduras e Chile): A Fúria e os chilenos do treinador "El Loco Bielsa" aparecem como favoritas à próxima fase. A Espanha, sobretudo, pelo elenco que possui e pela forma como vem atuando desde, pelo menos, a campanha vitoriosa da Eurocopa de 2008, torna-se também candidata ao título. Atenção também ao Chile, que fez uma ótima campanha nas eliminatórias Sul-americanas para a copa e que encontrou um esquema bastante ofensivo e um bom padrão tático organizado pelo seu técnico, Marcelo Bielsa.

* Jogos de amanhã:

Holanda e Dinamarca farão um bom jogo e acredito que a Laranja Mecânica conseguirá a vitória.
Japão e Camarões farão um jogo muito equilibrado em que não existe um favorito.
Já Itália e Paraguai proporcionarão um jogo muito interessante, em que credencio maiores possibilidades de vitória aos paraguaios, pois os italianos não estão num bom momento e a seleção paraguaia evoluiu bastante e tem um bom time titular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário