sexta-feira, 27 de junho de 2014

Palpites - Oitavas de Final

1) BRASIL X CHILE

O Brasil não fez uma primeira fase de empolgar e o Chile surpreendeu ao deixar a Espanha de fora (embora eu tivesse palpitado aqui que o Chile ia passar só que junto com a Espanha) jogando um futebol ofensivo e bonito. Entretanto, o último jogo do Brasil contra Camarões parece que deixou nítido a Felipão que Paulinho não tem lugar hoje entre os 11 iniciais. Fernandinho que entrou no seu lugar deu uma outra movimentação para o Brasi, melhorando tanto na marcação quanto na chegada ao ataque como no gol que marcou no fim do jogo contra a equipe africana. Tenho certeza que Felipão entrará com Fernandinho no lugar de Paulinho, assim como acho que ele pode finalmente sacar Daniel Alves para a entrada de Maicon, o que melhoraria muito a marcação do time. E isso será preciso pois Sanchez e Vargas vão exigir muito dos nossos laterais que não são bons na marcação, nem Marcelo e enem Daniel Alves. Mas pelo segundo do tempo contra o Camarões, acredito que a seleção apesar das dificuldades passrá contra o Chile. Meu palpite 2 a 1 Brasil.

2) COLÔMBIA X URUGUAI

Esse jogo tinha tudo para ser um dos mais equilibrados da Copa do Mundo não fosse a punição levada por Luis Suarez graças a mordida impensada do uruguaio no ombro do italiano Chiellini. Pela terceira vez o atacante uruguaio comete esse mesmo ato o que leva a pensar que o jogador precisa urgente de um acompanhamento médico, psicológico para investigar o que leva o leva a fazer este tipo de coisa. A Celeste, depois de sair perdendo o primeiro jogo da chave para os italianos se superarou, muito, devido ao talentosíssimo, Luis Suarez, que marcou 2 gols e deu a vitória que eliminou os ingleses da competição, além de ter sido muito útil no jogo decisivo contra os italianos, a despeito do fato lamentável antes comentado. esta suspensão me faz colocar a Colômbia favorita no confronto, uma vez que tem mostrado um futebol muito ofensivo e de qualidade, contando com os talentos de Jaimes Rodriguez, Jacson Martinez, além de outros. Vale lembrar que os colombianos também conseguiram o 100% de aproveitamento na primeira fase.No entanto, a superação é uma marca do time uruguaio, quem sabe ela não se mostra mais uma vez presente? Ainda assim acho que a Colômbia ganhará de 2 a 1.

3) HOLANDA X MÉXICO

A Holanda recuperou o bom futebol e empolgou seu torcedor e todos aqueles que gostam de futebol nessa Copa. Robben e Van Persie tem jogado muito. Superação pode se chamar o feito do México nesse grupo (apostava em Brasil e Croácia como classificados), se recuperaram da péssima campanha feita nas eliminatórias e conseguiram uma classificação merecida. Embora seja futebol o esporte que estejamos falando, o que significa que qualque resultado possa sempre acontecer, acredito que a Holanda (que agora se tornou uma das favoritas ao titulo) passará pelo México. Arrisco uns 2 a 0 para a Holanda.

4) FRANÇA X NIGÉRIA

Os franceses também recuperaram a confiança após uma campanha ruim nas eliminatórias e é outra seleção que surpreendeu alcançando o patamar de mais uma das favoritas ao titulo. Com uma equipe jovem e com bons talentos, contando com uma fase iluminada do artilheiro Benzema a França conquistou uma ótima campanha na fase de grupos. Já a Nigéria se classsificou em segundo lugar no grupo da Argentina, mostrando muita raça e correria, mas não muito mais do que isso. Acredito que a França passará fácil, meu palpite 3 a 0 para os franceses.

5) ALEMANHA X ARGÉLIA

Confirmando o favoritismo que lhe foi colocado antes mesmo do Mundial ter início a Alemanha vem com 100% de aproveitamento além de jogar valorizando a posse de bola e muita movimentação de seu meio campo. Do outro lado do embate os argelinos mostraram superação ao deixar de fora coreanos e russos que eram muito mais favoritos a a segunda vaga do grupo. Porém, acho que o feito histórico da Argélia para por aí. Não serão páreos para os alemães, 4 x 0 para a equipe germânica.

6) COSTA RICA X GRÉCIA

Este foi com certeza o confronto mais surpreendente da Copa. Tida como a saco de pancadas no grupo da Morte, a Costa Rica surpreendeu a todos deixou para trás duas campeãs mundiais, Itália e Inglaterra, merecidamente, diga-se de passagem. Foi melhor em todos os confrontos e inspirada nos jovens talentosos Brian Ruiz e Campbell mostraram ao mundo todo que não existe vencedor de véspera. Embora praticando um outro estilo de futebol mas surpreendente também foi a classificação dos gregos. Chegaram a estar eliminados até os 40 do segundo tempo se não me engano mas correram atrás e mostraram que no futebol o jogo só termina quando acaba. Consquistaram a segunda vaga do grupo deixando Japão e Costa do Marfim de fora. Porém se der a logica creio que a Costa Rica pasará: 2 a 0 para os costa riquenhos.

7) ARGENTINA X SUÍÇA

Los Hermanos não convenceram na primeira fase. Apesar de terem pego o grupo considerado mais fácil da Copa dependeram muito de Lionel Messi para conseguirem a classificação. Contra a Suiça que tem um time mais qualificado la na frente do que na copa anterior poderão passar dificuldades, tendo em vista a zaga argentina que é muito fraca. Acho que esse jogo será muito equilibrado, meu palpite é que dê Argentina nos pênaltis após um empate em 1 x 1.

8) BÉLGICA X ESTADOS UNIDOS

Com uma campanha de 100% de aproveitamento e uma equipe repleta de jovens talentosos a Bélgica chega as oitavas de final com moral, embora, para mim, não apresentaram o futebol que podiam ter apresentado. Já os EUA acabaram se classificando com as calças na mão, muito pela decepção que foi a campanha de Portugal nessa Copa. Resumindo, as duas equipes tem potencial para mostrarem um futebol melhor do que apresentaram, tendo a Bélgica um favoritismo maior. Se jogarem como na primeira fase arrisco uma vitória de placar mínimo para os belgas.. 

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Alemanha 4 x 0 Portugal

A cidade de Salvador realmente deu muito sorte no sorteio dos jogos. Após presenciar a "segunda invasão holandesa" e o baile sobre a Espanha, hoje quem deu show foram os alemães pra cima dos lusitanos. Não deu para o melhor do mundo, Cristiano Ronaldo, que apesar de toda técnica, sucumbiu ao estilo de jogo alemão, de grandes passes e disciplina tática. Os germânicos jogavam fácil e logo fizeram dois gols no primeiro tempo com Thomas Muller de penalti e Hummels de cabeça. Ainda na primeira etapa as coisas iriram ficar ainda piores após expulsão raltamente merecida do azagueiro Pepe de Portugal. Com dois a menos durante todo o segundo tempo, os portugueses ficaram encurralados pelo belissimo futebol alemão e Thomas Muller se encarregou de fazer mais 2 gols e se tornar o primeiro jogador a fazer um hat-trick (3 gols no mesmo jogo) da Copa. Como havia dito aqui neste mesmo espaço nas análises e palpites, o meio de campo de muita qualidade dos alemães funcionou, o que fez com que marcassem 4 gols (e poderia ter sido mais) mesmo sem jogar com um centroavante (Miroslav Klose,o único do elenco ficou no banco), tudo isso graças ao poder de dinamismo de Khedira, Tony Kroos, Muller, Lahn e cia. Se continuarem a jogarem dessa forma a Alemanha tem tudo para brigar pelo titúlo.

Argentina 2 x 1 Bósnia

Assim como o Brasil em seu jogo de estreia a Argentina teve dificuldades e apresentou um futebol abaixo do esperado. De maneira igual a da seleção brasileira o conjunto não funcionou e Messi resolveu, assim como Neymar, quando precisou. Entretanto, Los Hermanos terão que melhorar muito ainda se quiserem ser campeões mundiais. Saldo da partida e da rivalidade entre Brasil e Argentina da Primeira Rodada: necessitam crescer na competição caso contrário não conseguirão competir com as equipes mais acertadas como Holanda e Alemanha.

sábado, 14 de junho de 2014

O Melhor jogo da Copa até o momento (Itália 2 x 1 Inglaterra)

Italianos e ingleses proporcionaram hoje o melhor jogo de futebol da copa do mundo até agora. As duas seleções atacando e marcando de forma quase perfeita. A Itália valorizando mais a posse e o toque de bola e a Inglaterra jogando no estilo e usando muito da base do Liverpool com destaque para os jovens Sterling, Sturridge. Já entre os italianos, o melhor em campo foi Candreva, jogador que além da qualidade técnica cumpre função tática muito importante pro time, sabendo a hora de marcar e de recuar. Foi dele o cruzamento para o gol da vitória de Baloteli (esse também joga muito, já havia tentado umgol de cobertura lindo no final do primeiro tempo. Enfim, foi um jogo lá e cá, muito equilibrado e nivelado por cima. O resultado mais justo para mim teria sido um empate em 2 x 2, mas como no futebol não existe justiça, vale o resultado e a Azurra se mostrou mais eficiente e experiente, principalmente após o gol da vitória, valorizando a posse de bola e fazendo o tempo passar. De qualquer maneira, pelo fiasco do Uruguai hoje vejo as duas seleções passando para a próxima fase.

A primeira Zebra da Copa aparece (Costa Rica 3 x 1 Uruguai).

Zebra com Z maiúsculo, a Costa Rica surpreendeu a todos e em especial os uruguaios ao derrotar a seleção Celeste. No entanto já tinha alertado aqui neste espaço pela dependência do time do Uruguai em relação ao atacante Luis Suarez. A equipe sulamericana sofreu com uma seleção  envelhecida e sem criatividade no meio campo. Na última copa em que o Uruguai acabou conseguindo uma grande campanha ficando em quarto lugar também não tinha um bom meio de campo, porém, Forlan (4 anos mais novo) jogava como esse homem de ataque ,mais recuado e criava as jogadas. Hoje já próximo do seu fim de carreira não consegue exercer mais esse papel, que poderia ser resolvido com a entrada de Luisito no time. Este até ensaiou uma entrada mas sua condição física ainda preocupa já que veio de lesão. Sem Suarez para ajudar na criatividade das jogadas o Uruguai cansou e se tornou presa fácil para os costariquenhos que mostraram um bom toque de bola e qualidade técnica principalmente com o atacante Campbell que pertence ao Arsenal da Inglaterra e está emprestado pro Olympiakos da Grécia. Com isso, os uruguaios estão muito próximos de dizer adeus a Copa do Mundo do Brasil. Enquanto isso, iremos aguardar quando e qual a próxima zebra a aparecer na competição.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Laranja Mecânica Ressurge (Espanha 1 x 5 Holanda)

Quase 400 anos depois (389 mais especificamente) a Holanda invadiu a Bahia novamente e colocou os espanhóis na dança numa demonstração de uma verdadeiro "samba de roda laranja". Apesar do bom início de jogo e domínio no primeiro tempo, os espanhóis acabaram saindo na frente, mas aos poucos foram permitindo os avanços da Holanda que empatou o jogo ainda na etapa inicial. Entretanto, com uma postura diferente, mais ofensiva e eficiente que a valorização da posse de bola da seleção espanhola, Robben, Van Persie e Sneidjer sobraram em campo e fizeram 4 gols na etapa final. Resultado, um show de futebol bonito e eficiente da laranja mecânica que ressurge e desnorteia a Espanha. Num grupo complicado como este, será que poderemos ver a última seleção campeã do mundo fora ainda na primeira fase? É esperar e ver como os espanhóis irão assimilar o golpe.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Análise Pós - jogo Brasil 3 x 1 Croácia

Se tivesse que definir esse jogo com uma frase seria essa: O placar foi melhor do que o esperado (para mim o Brasil venceria com um gol de diferença), o futebol foi muito abaixo da expectativa. Entre os pontos positivos da partida ficam as atuações de Neymar e Oscar que se movimentaram muito e demonstraram grande qualidade, o último inclusive afastando de vez o clima de supostas más atuações nos últimos jogos pela seleção. Já entre os pontos negativos, ficam a alta dependência do neumar causada pela falta de êxito do conjunto no jogo de hoje e a avenida aberta deixada por Daniel Alves na marcação. É preciso tomar isso como lição e se pudesse mudar algo na seleção, colocaria Maicon imediatamente na lateral direita (não é de hoje que Daniel Alves vem mal na seleção e no Barcelona enquanto Maicon recuperou seu futebol na Roma fazendo grande campanha no campeonato italiano) Análises a parte, #rumoaohexa, #faltam6agors.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Meus favoritos e possíveis surpresas.

FAVORITOS: I-Brasil, II-Alemanha, III-Espanha, IV-Argentina, V-Itália

I-O Brasil é o maior favorito para mim pois joga com o apoio da torcida, tem um time muito bom, entrosado da Copas das Confederações, e acima de tudo, por ter recuperado a confiança do torcedor. É preciso lembrar qsó a partir do momento que Felipão assumiu o comando da seleção é que voltamos a jogar de igual pra igual contra as seleções ditas grandes. Mérito para o treinador. Além de termos o potencial que é Neymar, vejo a seleção melhor num conjunto do que a da copa anterior. Será que vai dar Hexa na cabeça?

II- Os alemães aparecem em segundo como favorito pois tem uma seleção recheada de bons jogadores tanto tática quanto tecnicamente. Destaque para o meia Mario Gotze (após a lesão de Reus se tornou um dos mais importantes), o zagueiro Hummels, o lateral/ meio campo Lahn, a barreira Neuer no gol e o experiente artilheiro Klose. Apesar de em seu meio de campo ótimos jogadores, podemos dizer que mesmo com Klose, o ponto fraco deste time é o ataque, pois não há no elenco um substituo para ele (já tem 36 anos de idade), o que pode pesar devido a cansaço ou lesão numa fase final, ou seja, os germânicos dependerão muito do seu meio de campo. E aí será que vai rolar chucrute com Chop no fim da Copa?

III-A Espanha também aparece como uma das favoritas já que é a última campeã e mantém a base da seleção que conquistou o caneco na Copa da África do Sul (17 dos 23 jogadores que foram pra a competição estarão no Brasil). Além de agora ter um atacante extremamente oportunista o agora íbero-brasileiro Diego Costa. Resta saber se ele se adptará ao esquema do tic-taca (valorização da posse de bola) da Espanha. Será que Madrid dominará o mundo esse ano?

IV-Los Hermanos é mais uma seleção que figura entre os favoritos, uma vez que do meio campo para a frente tem um elenco poderoso: Di Maria, Kun Aguero,Higuain e Messi. Di Maria vem de uma conquista de Liga dos Campeões fantástica pelo Real Madrid. Aguero apesar das frequentes lesões foi muito importante na conquista do campeonato inglês do Manchester City na última temporada. Higuain artilheiro como sempre, se adaptou muito bem no Napoli da Itália e Messi dispensa comentários Vai ter Tango em solo brasileiro?.

V-A Azurra (4 vezes campeã mundial) sempre chega às copas com uma pressão grande, mas o grupo de agora adota uma postura ofensiva muito interessantes além de aliar ótimos jogadores jovens como Baloteli, Imobile, Insigne, ao lado de experientes como o volante Pirlo e o goleiro Buffon. Será que vai ter macarronada e pizza ao fim do mundial?

POSSÍVEIS SURPRESAS: I-Bélgica, II-Portugal, III-Chile, IV-França, V-Uruguai

I-Os belgas fizeram uma campanha extraordinária nas eliminatórias para a copa do mundo (em 10 jogos, venceram 8 e empataram dois). Possuem um time repleto de jovens jogadores de extrema qualidade como os goleiros Mignolet e Cortois (ambos fizeram ótimas temporadas em suas equipes, o primeiro brigou até o final pelo título do campeonato inglês com o Liverpool e o segundo foi campeão espanhol pelo Atlético de Madrid), seguido pelo melhor zagueiro e campeão do campeonato inglês, Kompany (Manchester City), além dos meias Eden Hazard (ótima temporada pelo Chelsea, eleito revelação do campeonato inglês), Chadli (Totenham) e os atacantes destaques do Everton na última Premier League: Mirallas e Lukaku. Por isso acredito que esta seleção pode ir longe na competição caso a juventude não atrapalhe o desempenho dos garotos (vale lembrar que a Bélgica tem a menor média de idade da copa, 25 anos)

II-Portugal não tem um elenco muito qualificado, isso é fato, mas possuem o melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo hoje em sua melhor fase da carreira. Se o gajo conseguir resolver para sua seleção e mostrar todo o potencial que tem podem chegar longe na competição. E aí até onde os lusitanos podem chegar?

III-Os chilenos tém um bom time, entrosados e com jogadores técnicos como Vidal, "O Mago" Valdivia e o veloz Alexis Sanchez. O que pode frear essa seleção é um possível encontro com o Brasil nas oitavas (não gosto muito de apegar a retrospectos mas caso isso aconteça, os chilenos são freguezes do Brasil)

IV-A França passou por uma reformulação e assim como a Bélgica possui alguns talentos bons no elenco como Matuidi, Cabaye, Valbuena, Benzema e Remy. Acredito que podem brigar por um terceiro lugar.

V-A situação do Uruguai é bastante semelhante a de Portugal, com um atenuante de ter feito uma das melhores campanhas celestes nas últimas copas (conquistou um quarto lugar na copa passada, além de ser a equipe sulamericana mais bem colocada na competição em ocasião. Tem em Luis Suarez a sua maior esperança, o artilheiro vive melhor fase da carreira (artilheiro do ultimo campeonato inglês com 31 gols em 32 jogos). Se este desempenhar o mesmo papel que desempenhou no Liverpool da Inglaterra esse ano, junto com Forlan e Cavani no ataque podem pintar literalmente o céu de azul celeste.

Análise dos Grupos e palpites

GRUPO A - Brasil, Camarões, Croácia e México.

O grupo da seleção brasileira em outros tempos seria um grupo mais complicado, mas hoje, me parece ser um grupo que na teoria tem tudo pra terminar com a classificação de Brasil e Croácia, nessa ordem, para as oitavas de finais. 

GRUPO B - Austrália, Chile, Espanha. e Holanda.

Este sim é um dos grupos mais difíceis do torneio. Considero um dos "grupos da morte" (Sim, para mim essa copa teve mais de um!). Espanha e Holanda não ter vida fácil contra o Chile não, uma seleção técnica e muito bem treinada e joga um futebol ofensivo. A Holanda que não é mais a mesma de 2010 poderá ter sérias dificuldades. Para mim passarão Espanha em primeiro lugar e Chile em segundo.

GRUPO C - Colômbia, Costa do Marfim, Grécia e Japão

Este me parece um dos grupos mais equilibrados da Copa, no sentido de ser nivelado por baixo. A Colômbia que vem pra a copa desfalcada do goleador Falcão Garcia sentirá muito a sua falta. Já a Costa do Marfim  depende muito de Yaya Toure e Didier Grogba. A Grécia é sempre um time enjoado pelo seu estilo de jogo defensivo e o Japão , apesar de ter melhorado nos últimos tempos ainda é uma incógnita. Meu palpite para esse grupo é Colômbia em primeiro e Costa do Marfim em segundo, mas não me surpreenderia se o Japão ficasse com a segunda vaga.

GRUPO D - Costa Rica, Inglaterra, Itália e Uruguai.

Considerado por unanimidade como "O Grupo da Morte", realmente este grupo promete muitas emoções. A Inglaterra como sempre vem com um bom time, mesclando jovens revelações como Sturridge, Sterling, Barkley e experientes jogadores como Gerrard, Lampard e Rooney. Porém o que pesa contra a Inglaterra é um técnico fraco, Roy Hodgson não foi uma boa escolha para mim como treinador de uma seleção. A Itália passa por uma renovação, no entanto, parece ter um time mais acertado que a Inglaterra. O Uruguai apesar da raça tem um time limitado e que depende muito de Luis Suarez que vive seu melhor momento da carreira e pode ser o diferencial caso tenha condições de jogo e tenha se recuperado bem da lesão no joelho. Meu palpite é que passam Itália em primeiro e Inglaterra em segundo, mas também não seria surpresa se o Uruguai passasse, mas para eles, dependerá muito do desempenho de seu melhor jogador. Ah sim, sobre a Costa Rica, alguém aí duvida que veio ao Mundial só para conhecer o Brasil?

GRUPO E - Equador, França, Honduras e Suíça

A França que penou para se classificar para esta Copa do Mundo acabou sendo privilegiada com o sorteio dos grupos. Ao menos nessa fase não sentirá a falta de Ribery. A Suíça tem bons jogadores e o Equador tentará correr por fora. Já Honduras fará o mesmo papel da Costa Rica no grupo anterior. Acredito que passem França em primeiro lugar e a Suiça fique com a segunda vaga.

GRUPO F - Argentina, Bósnia, Irã e Nigéria.

Los Hermanos (os argentinos mesmo viu pessoal e não a banda rsrs) se deram muito bem, caíram no grupo mais fácil da Copa. Junto com a Bósnia deverão passar fácil para a próxima fase. A Nigéria não passa nem perto de ser aquela seleção dos anos 1990 e o Irã também veio aqui à passeio. 

GRUPO G - Alemanha, Estados Unidos, Gana e Portugal.

Embora não seja um grupo da morte, este também pode reservar algumas surpresas. A Alemanha agarrará o primeiro lugar, no entanto a briga pela segunda vaga deverá ser mais disputada, já que Portugal chega com o melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo em condições físicas duvidosas (se recupera de lesão) e depende muito do gajo, pois sem ele, é um time comum. Já os EUA sempre são um adversário que costuma complicar e Gana vem sem pressão alguma. Acredito em Alemanha em primeiro lugar e Portugal em segundo, mas repito, dependerá muito de seu melhor jogador.

GRUPO H - Argélia, Bélgica, Coréia do Sul e Rússia.

A Bélgica fez uma grande campanha nas eliminatórias para as copas e desponta no grupo como favorita. Em segundo lugar deve vir a Rússia que sempre tem jogadores habilidosos. Não vejo muitas perspectivas para a Coréia do Sul e nem a Argélia nesse grupo.

E Então pessoal o que vocês acham?

Volta à ativa

Após longínquos 4 anos eis que resolvi voltar a escrever neste espaço, sobretudo motivado pela paixão ao esporte, mas também como todos nós acabamos sendo influenciados pelo presente, tal volta não podia deixar de estar condicionada a realização da segunda Copa do Mundo no Brasil nesse ano de 2014. Pois bem, vamos lá, mãos a obra!