quarta-feira, 11 de junho de 2014

Meus favoritos e possíveis surpresas.

FAVORITOS: I-Brasil, II-Alemanha, III-Espanha, IV-Argentina, V-Itália

I-O Brasil é o maior favorito para mim pois joga com o apoio da torcida, tem um time muito bom, entrosado da Copas das Confederações, e acima de tudo, por ter recuperado a confiança do torcedor. É preciso lembrar qsó a partir do momento que Felipão assumiu o comando da seleção é que voltamos a jogar de igual pra igual contra as seleções ditas grandes. Mérito para o treinador. Além de termos o potencial que é Neymar, vejo a seleção melhor num conjunto do que a da copa anterior. Será que vai dar Hexa na cabeça?

II- Os alemães aparecem em segundo como favorito pois tem uma seleção recheada de bons jogadores tanto tática quanto tecnicamente. Destaque para o meia Mario Gotze (após a lesão de Reus se tornou um dos mais importantes), o zagueiro Hummels, o lateral/ meio campo Lahn, a barreira Neuer no gol e o experiente artilheiro Klose. Apesar de em seu meio de campo ótimos jogadores, podemos dizer que mesmo com Klose, o ponto fraco deste time é o ataque, pois não há no elenco um substituo para ele (já tem 36 anos de idade), o que pode pesar devido a cansaço ou lesão numa fase final, ou seja, os germânicos dependerão muito do seu meio de campo. E aí será que vai rolar chucrute com Chop no fim da Copa?

III-A Espanha também aparece como uma das favoritas já que é a última campeã e mantém a base da seleção que conquistou o caneco na Copa da África do Sul (17 dos 23 jogadores que foram pra a competição estarão no Brasil). Além de agora ter um atacante extremamente oportunista o agora íbero-brasileiro Diego Costa. Resta saber se ele se adptará ao esquema do tic-taca (valorização da posse de bola) da Espanha. Será que Madrid dominará o mundo esse ano?

IV-Los Hermanos é mais uma seleção que figura entre os favoritos, uma vez que do meio campo para a frente tem um elenco poderoso: Di Maria, Kun Aguero,Higuain e Messi. Di Maria vem de uma conquista de Liga dos Campeões fantástica pelo Real Madrid. Aguero apesar das frequentes lesões foi muito importante na conquista do campeonato inglês do Manchester City na última temporada. Higuain artilheiro como sempre, se adaptou muito bem no Napoli da Itália e Messi dispensa comentários Vai ter Tango em solo brasileiro?.

V-A Azurra (4 vezes campeã mundial) sempre chega às copas com uma pressão grande, mas o grupo de agora adota uma postura ofensiva muito interessantes além de aliar ótimos jogadores jovens como Baloteli, Imobile, Insigne, ao lado de experientes como o volante Pirlo e o goleiro Buffon. Será que vai ter macarronada e pizza ao fim do mundial?

POSSÍVEIS SURPRESAS: I-Bélgica, II-Portugal, III-Chile, IV-França, V-Uruguai

I-Os belgas fizeram uma campanha extraordinária nas eliminatórias para a copa do mundo (em 10 jogos, venceram 8 e empataram dois). Possuem um time repleto de jovens jogadores de extrema qualidade como os goleiros Mignolet e Cortois (ambos fizeram ótimas temporadas em suas equipes, o primeiro brigou até o final pelo título do campeonato inglês com o Liverpool e o segundo foi campeão espanhol pelo Atlético de Madrid), seguido pelo melhor zagueiro e campeão do campeonato inglês, Kompany (Manchester City), além dos meias Eden Hazard (ótima temporada pelo Chelsea, eleito revelação do campeonato inglês), Chadli (Totenham) e os atacantes destaques do Everton na última Premier League: Mirallas e Lukaku. Por isso acredito que esta seleção pode ir longe na competição caso a juventude não atrapalhe o desempenho dos garotos (vale lembrar que a Bélgica tem a menor média de idade da copa, 25 anos)

II-Portugal não tem um elenco muito qualificado, isso é fato, mas possuem o melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo hoje em sua melhor fase da carreira. Se o gajo conseguir resolver para sua seleção e mostrar todo o potencial que tem podem chegar longe na competição. E aí até onde os lusitanos podem chegar?

III-Os chilenos tém um bom time, entrosados e com jogadores técnicos como Vidal, "O Mago" Valdivia e o veloz Alexis Sanchez. O que pode frear essa seleção é um possível encontro com o Brasil nas oitavas (não gosto muito de apegar a retrospectos mas caso isso aconteça, os chilenos são freguezes do Brasil)

IV-A França passou por uma reformulação e assim como a Bélgica possui alguns talentos bons no elenco como Matuidi, Cabaye, Valbuena, Benzema e Remy. Acredito que podem brigar por um terceiro lugar.

V-A situação do Uruguai é bastante semelhante a de Portugal, com um atenuante de ter feito uma das melhores campanhas celestes nas últimas copas (conquistou um quarto lugar na copa passada, além de ser a equipe sulamericana mais bem colocada na competição em ocasião. Tem em Luis Suarez a sua maior esperança, o artilheiro vive melhor fase da carreira (artilheiro do ultimo campeonato inglês com 31 gols em 32 jogos). Se este desempenhar o mesmo papel que desempenhou no Liverpool da Inglaterra esse ano, junto com Forlan e Cavani no ataque podem pintar literalmente o céu de azul celeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário